• UniFil realiza atividades para amantes da culinária em Londrina

  • Juliana Leite

A II Maratona de Gastronomia da UniFil, que será realizada nos dias 15 e 16 de maio, contará com concurso de melhores receitas, palestra, mini-cursos e exibição de filmes sobre a culinária brasileira. O objetivo do evento é valorizar a diversidade e riqueza da cozinha nacional, despertando a atenção dos participantes para os sabores e sensações da comida.

Segundo a coordenadora de Gastronomia da UniFil, professora Cláudia Hintz, oito duplas poderão disputar o concurso. Os participantes serão divididos em dois grupos: de estudantes de 1º ano de Gastronomia e pessoas que apreciam culinária; outro para alunos de 2º ano e profissionais da área. Na inscrição, as duplas deverão apresentar uma dissertação de 20 linhas sobre gastronomia brasileira. A comissão organizadora da Maratona vai selecionar os quatro melhores trabalhos, em cada nível.

No dia 15, as oito duplas selecionadas vão preparar entrada, prato principal e sobremesa. Eles só conhecerão os ingredientes da receita no momento da competição. Para Cláudia, este é um meio de testar a capacidade de improvisação, aproveitamento e combinação dos produtos. "Os participantes terão duas horas e meia para definir a receita e preparar os pratos", explicou.

Dois chefs e o professor de História da Gastronomia da UniFil, Leandro Magalhães, farão a avaliação e pontuarão as receitas. O concurso será realizado das 10 às 14 horas, no Laboratório de Gastronomia da UniFil, no Campus Canadá.

O resultado da competição será divulgado no dia 16, após apresentação do chef Lenin Palhano. O londrinense, que mora em Curitiba, ganhou o prêmio revelação do jornal Gazeta do Povo. A palestra começa às 19 horas, no Teatro Colégio Londrinense.

A programação conta ainda com a exibição de filmes relacionados a gastronomia, comentados por professores da UniFil. Também serão realizados seis mini-cursos: das 9 às 12 horas, de café expresso com a barista Cristina Maulas; de comida irlandesa de pub com a chef Tati; e de pizza com o chef Beffa. Das 13h30 às 16h30, de carnes com o chef Taíco; de confeitaria com a chef Alyne; e de comida tailandesa com o chef Oscar Engmann. Todos os mini-cursos serão nos laboratórios de Gastronomia da UniFil, com 25 vagas cada um.

As inscrições para o evento podem ser feitas até 12 de maio e custam R$ 30,00 para estudantes e ex-alunos da universidade e R$ 50,00 para professores, profissionais e demais interessados. A inscrição dá direito a um mini-curso, filmes, palestra, café da manhã e coquetel preparados por acadêmicos de Gastronomia da UniFil.

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Loterias

  • Números sorteados
  • 8
  • 18
  • 21
  • 31
  • 37
  • 38

Shopping

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - odiario.com é um parceiro do IG Regionais.

Receba Notícias por Email