• Educação inicia processo para construção de escola modular no Vista Bela, em Londrina

  • Betânia Rodrigues, especial para odiário.com

Encontra-se na Secretaria Municipal de Gestão Pública da Prefeitura de Londrina, um projeto da Secretaria de Educação prevendo a instalação de uma escola modular e pré-fabricada no Residencial Vista Bela, localizado na zona norte da cidade. A medida é para atender, emergencialmente, cerca de 500 estudantes do Ensino Fundamental e 300 crianças menores de seis anos que, ao se mudarem para o bairro, enfrentam a falta de estrutura escolar nas proximidades.

De acordo com a proposta apresentada pela secretária Karin Sabec, a licitação prevê valor máximo de R$ 8 milhões para a compra. E o modelo a ser empregado é semelhantes a de escolas visitadas em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). No entanto, apenas quatro empresas poderiam ser os fornecedores desse tipo de escola no Brasil.

O Residencial Vista Bela foi entregue em 2011 e abriga mais de duas mil famílias. No entanto, durante a sua execução, não foi programada a construção de escolas e Centro de Educação Infantil (CEI) para atender essa nova demanda.

Diante desse problema, os alunos precisam se deslocar por quilômetros para chegar às escolas e creches mais próximas. Por enquanto, a secretaria municipal de educação está oferecendo transporte para levá-los às escolas onde eles ainda estão matriculados.

"A estrutura é revestida de uma placa térmica que protegerá os alunos do calor e frio. Por dentro, ela é forrada com fórmica, acrescida de janelas, persianas e ar-condicionado. Como ela é modular, seu endereço pode ser alterado segundo as conveniências", disse a secretária Karin Sabec à rádio CBN Londrina.

Graças à possibilidade de mudança, a ideia é que, futuramente, a escola modular do Vista Bela se transforme em CEI que também está em falta na cidade.

A escola modular planejada para o Vista Bela seria composta por 20 salas, sendo 15 para aulas e o restante para os serviços administrativos, biblioteca e refeitório. No local, poderão ser atendidas até 400 crianças. Outras 10 salas modulares deverão ser compradas para atender escolas municipais que não têm espaço para abrigar o quinto ano.

De acordo com Karin Sabec, caso a aquisição da escola modular seja aprovada pela Secretaria de Gestão e publicado o edital de licitação, em 60 dias ela deverá ser instalada.

A Cohab está construindo um Centro de Convivência no Vista Bela. A obra está em fase de terraplanagem e só deve ficar pronta no próximo semestre. A intenção é transformar o espaço em Centro de Educação Infantil (CEI).

A escola oficial do Vista Bela com educação infantil, fundamental e teatro ainda está no projeto. "A construção em alvenaria destas três áreas será dividida em editais diferentes. A nossa prioridade são os editais para a construção do CEMEI e Ensino Fundamental. Assim que entregarmos à Secretaria de Gestão o projeto para o Ensino Fundamental em 30 dias a prefeitura poderá realizar a contratação da construtora para iniciar a obra", adiantou.

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Loterias

  • Números sorteados
  • 26
  • 57
  • 20
  • 32
  • 45
  • 41

Shopping

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.

Receba Notícias por Email