• Projeto pede tombamento do trecho com petit-pavé do Calçadão em Londrina

  • Pauline Almeida

O vereador Amauri Cardoso (PSDB) apresentou o projeto de lei 320/2012, pedindo o tombamento como Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico de Londrina do atual petit-pavé do Calçadão, entre a Avenida Rio de Janeiro e a Rua Minas Gerais. A iniciativa preservaria as características iniciais onde fica localizado o Teatro Ouro Verde, já tombado pelo governo do Estado.

Segundo o vereador, a ideia inicial era pedir a preservação em todo o quarteirão, mas houve resistência pelos problemas estruturais que o petit-pavé pode trazer, como obstáculos na caminhada. Ele defende que o Calçadão seja mantido em seu projeto inicial, pois se configura como um marco histórico do município.

Parra & Alegre

Projeto pede tombamento do trecho com petit-pavé do Calçadão - PRra &Alegre

Ouro Verde será reconstruído, segundo normas do

patrimônio histórico

"Houve uma resistência em Londrina porque o petit-pavé tem problemas de buracos, solta, mas em outras cidades isso não acontece. Em Copacabana, por exemplo, você ia tirar o calçadão? É uma marca da cidade. O petit-pavé era uma marca e hoje o Calçadão de Londrina é comum, mais um piso que todas as outras cidades estão colocando igual", colocou.

O projeto de lei ainda está na Comissão de Justiça e deve ser votado somente pela próxima Legislatura. Para garantir a aprovação da matéria, Cardoso pediu que Junior Santos Rosa (PSC) também assinasse a iniciativa e garantisse sua continuidade em 2013.

Secretaria de Cultura

O secretário municipal de Cultura, Leonardo Ramos, acredita que o projeto pode incentivar a revitalização do trecho em frente ao Teatro Ouro Verde, construído por Vilanova Artigas e destruído por um incêndio em fevereiro deste ano. A área ainda abriga outro prédio do arquiteto, o Edifício Autolon.

"Nós já emitimos parecer favorável, nós vemos com bons olhos, tem duas obras do Artiga e ficaria preservado. Já existe uma questão que o Ouro Verde tombado pelo governo estadual, a frente dele já não poderia ser modificada, mais um motivo para manter aquele trecho", colocou.

Ele afirmou que o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina já possui um projeto para revitalização do local, mas ele não conhece seu conteúdo.

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Loterias

  • Números sorteados
  • 15
  • 16
  • 18
  • 20
  • 22
  • 48

Shopping

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - odiario.com é um parceiro do IG Regionais.

Receba Notícias por Email